sexta-feira, 1 de outubro de 2010

OS TRÊS TIPOS DE CARROCERIA DOS PUMAS TUBARÃO

OS TRÊS TIPOS DE CARROCERIA DOS PUMAS TUBARÃO

1968, 1969 e 1º semestre de 1970

Carroceria com pára-brisa no canto inferior em ângulo reto;
Compartimento do porta-malas igual ao dos fuscas com tampa abrindo da frente para a traseira;
Bojo dos faróis com acesso pelo pára-lama;
Possui o teto reto;
Traseira chapada com alojamento de lanternas de sinalização e placa pequenas;
Utiliza como lanternas as piscas dianteiras do pick-up C-14 da GM, porém com lentes vermelhas como no Puma DKW;
As setas dianteiras eram abaixo dos pára-choques e retangulares;

ESTE MODELO TEM O FRISO DIVIDINDO O TETO NA PARTE INTERNA.

2º Semestre de 1970, 1971 e 1972

Carroceria com pára-brisa no canto inferior arredondado;
Compartimento do porta-malas igual aos Pumas mais modernos e tampa abrindo da traseira a para frente;
Passa-se a usar as lanternas traseiras da VW TL;
As setas dianteiras passam a ser posicionadas acima dos pára-choques sendo nos nacionais as do Corcel I 1969/1970 (retangulares) e nos para exportação as da Honda CG 125;
Alguns Pumas para exportação utilizavam as lanternas traseiras do Saab;
Até o primeiro semestre de 72 possui um “friso” em alto relevo em cima do capo que se dividia para os lados ao chegar à ponta, junto ao emblema do Puma;
Teto mais arredondado;
Traseira com uma leve inclinação (chanfrado para dentro), com alojamento de lanternas de sinalização e placa maiores;
Ppossuem soleira de alumínio nas portas, as mesmas do Karmamm Ghia encurtadas.

ESTE MODELO TEM O FRISO DIVIDINDO O TETO NA PARTE INTERNA.

1973,1974 e 1975

Este modelo é bem diferente dos anteriores. Foi quando resolveram fazer novos moldes e aproveitaram para corrigir os detalhes estéticos de design (não esquecendo da pressão da VW com a apresentação do SP2). Esta carroceria tem os pára-lamas (dianteiro e traseiro) mais arredondados; bojo dos faróis com acesso pelo porta-malas; as portas tem uma angulação melhor e maior; passa-se a utilizar soleiras de fibra pintadas de preto fosco; as tomadas laterais de ar (tubarão) são mais acentuadas, menos tímidas que as anteriores; Dessa tomada de ar para trás, a carroceria ia fechando no modelo anterior, deixando o vigia traseiro um trapézio invertido, já no modelo novo, ia reto até o final da traseira, deixando o vigia traseiro mais quadrado e com os cantos superiores arredondados; teto maior; traseira chanfrada, com os detalhes mais acentuados e harmoniosos; até meados de 74 ainda usava os limpadores invertidos. Deixou de ter um design de uma fera de pista, para ser um esportivo social.

ESTE MODELO NÃO TEM FRISO DIVIDINDO O TETO NA PARTE INTERNA.

Todos os Pumas tubarão têm seu número de série arrebitado no túnel, logo atrás do freio de mão com as letras SP e iniciam com o nº 14.

3 comentários:

  1. muito legal lubynho.
    posso postar no meu blog?

    JM www.pumauniverso.blogspot.com

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  2. LUBY, VALEU A AJUDA.
    ESTOU TENTANDO DAR UMA MEXIDA NO NEGOCIO DO LORENA GTL...
    Falaremos pessoalmente.
    Abração do amigo,

    LFernando

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